Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
No ano em que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Rio Grande do Sul completou 20 anos, o bloqueio de telemarketing, serviço criado em 2009, superou a marca de 200 mil telefones cadastrados. Em cerca de 10 anos, 123.426 consumidores e 2.712 fornecedores fizeram o cadastrado. Nesse período, foram feitas sete mil denúncias e gerados 770 processos. A partir de 2013, os processos passaram a ser coletivos e geraram R$ 16 milhões em multas.
2009 até 2018
- Consumidores cadastrados - 123.426
- Fornecedores cadastrados - 2.712
- Telefones cadastrados - 201.075
2017
- Consumidores cadastrados - 16.826
- Fornecedores cadastrados - 217
- Telefones cadastrados - 30.421
2018
- Consumidores cadastrados - 27.741
- Fornecedores cadastrados - 321
- Telefones cadastrados - 49.633
O bloqueio pode ser feito a partir do site do Procon.
*Com informações do Governo do Estado